Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

07.Ago.13

Sala de Cinema (23) – V de Vingança

V de Vingança, um dos filmes mais polémicos e emblemáticos, é o destaque na vigésima terceira edição da Sala de Cinema. O thriller realizado por James McTeigue é uma adaptação da série de banda desenhada com o mesmo nome criada por Alan Moore e David Lloyd. As críticas foram bastante positivas, sendo nomeado para o Prémio Hugo de Melhor Apresentação Dramática. A revista Empire classificou esta longa-metragem como o 418º melhor filme de todos os tempos.

Este thriller político contém um enredo entusiasmante e repleto de momentos alucinantes. Na paisagem futurista de uma Inglaterra totalitária (que faz lembrar a Alemanha nazi), V de Vingança conta a história de uma jovem chamada Evey (Natalie Portman), que é resgatada de uma situação de vida e morte por um homem mascarado, conhecido apenas como “V” (Hugo Weaving). Incomparavelmente carismático, V inicia uma revolução quando pede que todos se ergam contra a tirania e opressão. Será que consegue trazer a liberdade e justiça de volta a uma sociedade repleta de crueldade e corrupção?

Este argumento sombrio e provocador é visualmente eficaz, não é surpresa que se torne num dos filmes mais apreciados da última década! A mensagem implícita impressiona pela frontalidade e exuberância. A sensação com que fico é que V de Vingança criou uma reputação forte com o legado que criou. No que diz respeito às interpretações, destaco o fantástico trabalho de Hugo Weaving que consegue criar uma personagem inteligente e memorável. Sem nunca vermos o seu rosto, esbanja carisma a cada cena. É da sua autoria os melhores momentos desta longa-metragem!

O filme acabou por ser interpretado por muitos grupos políticos como uma alegoria da opressão do governo. A popularidade da mensagem deste filme ganhou notoriedade através das máscaras que foram adoptadas nas mais recentes manifestações em todo o mundo. Aliás, o Anonymous, um grupo baseado na Internet, escolheu a máscara de Guy Fawkes como seu símbolo. Esta máscara acabou por tornar-se um ícone da revolução popular dando ao filme um maior protagonismo e a oportunidade de ficar ligado na história para a prosperidade. 

 

Avaliação: {#emotions_dlg.star}{#emotions_dlg.star}{#emotions_dlg.star}{#emotions_dlg.star}
O que é mais vos empressiona na persongem "V"? Qual pensam ter sido o maior legado que este filme deixou? As manifestações recentes são uma justa interpetação à mensagem do V de Vingança?

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.