Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Num passado de indefinições, um presente intermitente em que um futuro ambicioso se avizinha

Um Mar de Recordações

Questões inevitáveis (24) – Dia Mundial da Poupança

Ontem celebrou-se o Dia Mundial da Poupança e o ‘Um Mar de Recordações’ não podia ficar alheado desta temática que tem sido de imensa importância a nível nacional. Com a grave crise que o país atravessa, poupar é um verbo que os portugueses sabem de cor. De facto, este é um talento que tem sido constantemente posto à prova. Saber reduzir gastos é importantíssimo e ter isso presente é meio caminho andado para chegar ao final do mês sem a corda na garganta.

O aumento da poupança das famílias é uma das características da crise que Portugal está a atravessar, apesar da quebra nos rendimentos, os portugueses a continuam a optar pelos depósitos para guardar o seu dinheiro. Com a dificuldade em aceder a crédito e o aumento dos incentivos à poupança, tem começado a tornar-se prática recorrente uma crescente precaução em relação ao futuro.

A ideia de criar este dia surgiu em Outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, realizado na cidade italiana de Milão, no qual o seu objectivo passa por alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobreendividamento.

Consideram positivo a existência deste dia? Consideram que os portugueses estão a saber poupar mais? Quais são os vossos maiores truques para poupar algum dinheiro?

27 comentários

Comentar post

Pág. 1/3