Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

28.Abr.11

"Os Grandes Portugueses" (3) - António Damásio

Nome: ANTÓNIO Rosa DAMÁSIO

Data e Local de nascimento: Lisboa, 25 de Fevereiro de 1944

Profissão que se notabilizou: Médico

 

Feitos importantes

  • Licenciou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, local onde também se doutorou. Actualmente, é director do Departamento de Neurologia da Universidade de Iowa, com categoria de catedrático, além de leccionar no Salk Institut, na Califórnia.
  • Fez estudos e pesquisas sobre neurobiologia do comportamento humano e investigou as áreas cerebrais responsáveis pela tomada de decisões e conduta. A sua obra é reconhecida mundialmente, sendo uma referência na sua área científica. Os seus estudos debruçam-se sobre a área designada por ciência cognitiva, e têm sido decisivos para o conhecimento das bases cerebrais da linguagem e da memória.
  • No Iowa, com sua mulher Hanna, promoveu a criação de uma importante unidade de investigação para o conhecimento da actividade cerebral e as suas relações com a memória, linguagem, emoções e os mecanismos de decisão. Este edifício trata-se de um dos principais laboratórios de neurociências cognitivas do mundo científico.
  • É também um conferencista da especialidade, tendo apresentado comunicações de grande qualidade em reputadas instituições científicas, seminários e congressos nos EUA. Desde 1981, é maitre de conferences em neurologia do comportamento na Universidade de Harvard.
  • O Erro de Descartes - Emoção, Razão e Cérebro Humano (1995) foi o seu primeiro livro, a publicação obteve grande sucesso e foi traduzida em 17 idiomas. Mais tarde, lançou O Sentimento de Si (2001), eleito um dos dez livros do ano pelo New York Times. Recebeu, entre muitas distinções, o Prémio Pessoa (1992) e o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica em 2005. Cinco anos mais tarde, é distinguido com o prémio Honda, atribuído pela Honda Foundation, no valor de 80 mil euros.

Conheciam o trabalho de António Damásio? Quais consideram ser os aspectos mais importantes da sua investigação?

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Miguel Alexandre Pereira 04.01.2014 20:32

    Concordo em absoluto com as tuas palavras :)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.