Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

Harry Potter: um fenómeno literário mundial

Chega aos cinemas na próxima semana Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, o derradeiro filme daquele que foi um dos maiores sucessos literários e cinematográficos da história mundial.

Esta é a história de um jovem feiticeiro, chamado Harry Potter, que entra numa escola mágica e que enfrenta várias peripécias ao longo da sua formatura, sendo a maior o confronto com o maior feiticeiro negro de todos os tempos, Lord Voldemort. Esse feiticeiro matou os pais de Harry e tentou proceder ao assassinato do jovem feiticeiro quando ele ainda era um bebé, mas algo correu mal e o feitiço virou-se contra Voldemort.

Após o renascimento da magia negra e o surgimento da nova era de Voldemort, o momento do confronto final, finalmente, chega. Num duelo extremamente pessoal, onde só um pode ficar vivo. Será então que a magia negra irá sucumbir a verdadeira magia (a magia do amor)? É essa a questão que será respondida nesta película.

Esta aventura está dividida em sete livros, escritos pela agora famosa J. K. Rowling, onde são acompanhadas as aventuras e desventuras deste jovem feiticeiro e dos seus grandes amigos: Ron e Hermione. Graças ao grande sucesso dos livros, Rowling tornou-se mesmo a mulher mais rica na história da literatura.

Apesar do primeiro livro ter sido publicado em 1997 em Portugal, esta aventura só começou a fazer-se notar com o lançamento do primeiro filme da saga (2001): Harry Potter e a Pedra Filosofal. O inicio da aventura que levou a uma das maiores correrias aos cinemas de sempre, tornando-se um dos filmes mais vistos a nível mundial e nacional.

A partir do momento em que o filme passou pelas telas internacionais, os livros tiveram uma procura enorme. Harry Potter e a Câmara dos Segredos; Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban; Harry Potter e o Cálice de Fogo;Harry Potter e as Relíquias da Morte, Harry Potter e a Ordem de Fénix; Harry Potter e o Príncipe Misterioso foram os restantes volumes, numa série que vendeu mais de 450 milhões de exemplares, em mais de 67 línguas.

Com a notoriedade que este sucesso atingiu foram aparecendo algumas críticas, a mais mediática foi talvez a da igreja católica. O Papa Bento XVI defendia que esses livros desvirtuavam “a cristandade da alma”. Contudo, nada abalou a fama que este jovem e as controvérsias trouxeram ainda mais curiosidade aos leitores.

Harry Potter não foi só um livro e um filme, foi sim todo um mundo construído. Um estrondosa série que levou muitas horas de imaginação tanto a jovens como a graúdos. Assim, o final da saga é só o princípio de uma história que, seguramente, irá permanecer com um dos grandes clássicos da literatura mundial.

 

 

35 comentários

Comentar post

Pág. 1/3