Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Num passado de indefinições, um presente intermitente em que um futuro ambicioso se avizinha

Um Mar de Recordações

"Os Grandes Portugueses" (26) - Eusébio

Nome: EUSÉBIO da Silva Ferreira

Data e Local de Nascimento: Lourenço Marques (Moçambique), 25 de Janeiro de 1942

Data e Local da sua morte: Lisboa, 5 de Janeiro de 2014

Profissão que se notabilizou: Futebolista

 

Feitos importantes:

  • Começou a sua carreira de futebolista no Sporting Lourenço Marques, onde jogou 42 partidas e marcou 77 golos. Com apenas 18 anos, já estava a ser disputado pelo Sporting e Benfica, mas foram as águias que conseguiram a sua contratação. O desporto português não mais seria o mesmo…
  • O ‘Pantera Negra’ jogou pelo Benfica 15 dos seus 22 anos como jogador de futebol, onde somou 614 partidas oficiais e marcou 638 golos (melhor marcador de sempre da equipa). Durante a estadia no clube conseguiu ser: 1 vez campeão europeu e 3 vezes finalista da mesma prova; 11 vezes campeão nacional; 5 vezes vencedor da taça de Portugal. Recebeu ainda, sete vezes a bola de prata e duas vezes a bota de ouro!
  • Na selecção, levou Portugal ao honroso 3º lugar no Mundial da Inglaterra, numa competição onde foi o melhor marcador da prova com nove golos. Um desempenho que colocou Portugal no mapa do desporto internacional.
  • Era conhecido pelo conhecido pela sua velocidade, técnica, atleticismo e pelo seu poderoso e preciso remate de pé direito. Ganhou a Bola de Ouro em 1965 e ficou em segundo lugar na atribuição da mesma em 1962 e 1966, feito que o leva a ser considerado o melhor futebolista português de todos os tempos. Desde que se retirou em 1979, Eusébio tem sido um embaixador de futebol e é um dos rostos mais conhecidos do desporto nacional e internacional.
  • Foi eleito o nono melhor jogador de futebol do século XX numa pesquisa realizada pela IFFHS, enquanto que no  Jubileu de Ouro da UEFA foi colocado na sétima posição. Em Novembro de 2003, para comemorar o Jubileu da UEFA, foi escolhido como o jogador de ouro de Portugal pela Federação Portuguesa de Futebol como o seu melhor jogador dos últimos 50 anos.

“Em 1966 choraste por Portugal, hoje o país chora por ti!” A maior referência da história do desporto nacional partiu, na memória ficam as grandes partidas, os golos e o seu enorme fair-play! Um nome que ficará imortalizado na hitórial nacional!

 

Qual o momento mais marcante da carreira de Eusébio? O ‘Pantera Negra’ é o melhor jogador português de sempre? 

51 comentários

Comentar post

Pág. 1/5