Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

15.Fev.11

Biggest Loser: o fenómeno nacional

‘Biggest Loser’ é um programa de televisão,onde o objectio é que pessoas obesas percam peso, através de um plano rigoroso que combina boas práticas alimentares e exercício físico. A estreia deste reality show data a 19 Outubro de 2004, nos Estados Unidos, e pouco a pouco tornou-se num fenómeno a nível mundial.  

Ao longo da temporada somos confrontados com uma caminhada (quase) impossível de diversos concorrentes obesos a mudarem os seus hábitos alimentares, perdendo quilos e ganhando uma nova vida. Para motivar a esta mudança, uma quantia avultada de dinheiro é o prémio para aquele que perder a maior percentagem de peso. 

A capacidade de ultrapassar o problema do peso é uma mensagem fundamental para uma sociedade que cada vez mais sofre mais de obesidade. É nesse contexto que me parece correcta a produção deste programa. Independente das técnicas utilizadas serem ou não discutíveis, o que é certo é que os concorrentes ganham novo fôlego para uma segunda oportunidade na vida. Se é certo que alguns vão lá pelo dinheiro, a verdade é que também acabam por ganhar hábitos de vida saudáveis.  

Em Portugal, o programa começou a ganhar popularidade com a transmissão dos episódios do programa estado-unidense na SIC Mulher. Aliás, esta transmissão coloca mesmo o canal temático da SIC como o mais visto do cabo a essa hora do dia. As audiências foram aumentando de tal maneira que tornou-se num dos fenómenos nacionais, conquistando uma média diária de 16,3% de share. Segundo a agência Carat, o ‘Biggest Loser’ acabou por ser o programa mais visto em Portugal, na oferta temática, em 2010.

O fenómeno tem sido tal que a SIC decidiu fazer uma versão portuguesa do programa, onde vai tentar capitalizar os fãs que foram criados ao longo das temporadas estado-unidenses, onde despontaram fantásticas histórias de vida. A ideia é coerente, até porque um dos objectivos dos canais temáticos passa por este tipo de apostas que caso corram bem, podem entrar para o canal principal. Contudo, a produção do programa deve ser cuidadosa e muito bem preparada…

O público está formatado a ver uma série de vasta experiência (nos EUA vai na 11.ª temporada) e preparada para um certo tipo de público. Este pode bem ser o programa do ano em Portugal, cabe aos produtores da SIC ter a capacidade de colocar a fasquia alta e aproximarem o melhor possível do programa original, para que o público se mantenha e, talvez, aumente. Essa é uma situação muito complicada, visto que a cópia é sempre inferior ao original…

Com a estreia marcada para Abril, este pode ser o momento fulcral para a estação de Carnaxide, que aposta forte neste ano. Depois do forte investimento em várias áreas este é o ano do assalto à liderança e o ‘Biggest Loser’ pode ser o programa chave para cumprir esse objectivo.

 

 

 

Segue-me em:

Sapo || Facebook || Twitter || Instagram || Youtube || Bloglovin' ||

45 comentários

Comentar post