Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

"Os Grandes Portugueses" (13) - Humberto Delgado

Nome: HUMBERTO da Silva DELGADO
Data e Local de nascimento: Torres Novas, 15 de Maio de 1906
Data e Local da sua morte: Villanueva del Fresno, 13 de fevereiro de 1965
Profissão que se notabilizou: Militar e Politico
 
Feitos importantes:

  • Termina o Colégio Militar em 1922 e entra na Escola do Exército onde consegue o primeiro lugar no final do curso de Artilharia em 1925. No posto de tenente frequenta o curso de piloto aviador e segue a carreira aeronáutica.
  • Participou no movimento militar de 28 de Maio de 1926 e desempenhou cargos na Legião Portuguesa e faz parte do Conselho Técnico da Mocidade Portuguesa. Aos 47 anos é o mais novo general das Forças Armadas Portuguesas. Um ano antes ocupara o lugar de Adido Militar em Washington. Condecorado por ingleses e norte-americanos pelo apoio que dá à causa dos Aliados e pelo contributo para o bom relacionamento com Portugal.
  • Liderou o principal movimento de tentativa de derrube da ditadura salazarista através de eleições. Participou nas eleições presidenciais de 1958, contra o almirante Américo Tomás, reunindo em torno da sua candidatura toda a oposição ao regime. Devido à coragem que manifestou ao longo da campanha perante a repressão policial foi cognominado ‘General sem Medo’.
  • O resultado eleitoral não lhe foi favorável graças à gigantesca fraude eleitoral montada pelo regime. Convencido de que o regime não poderá ser derrubado pelos meios pacíficos procura atrair as chefias militares para um golpe de Estado, que decorreu em 1962, mas que também acabou por ser fracassado.
  • Desiludido com os sucessivos fracassos procura reconciliar-se com Salazar, mas acaba por cair numa armadilha, na fronteira Espanhola em Villanueva del Fresno é enviado um comando da PIDE, que o assassinou a tiro. Morre assim na fronteira, sem ter conseguido regressar a Portugal, no dia 13 de Fevereiro de 1965. Em 1990 foi nomeado, a título póstumo, Marechal da Força Aérea. O seu corpo está no Panteão Nacional.

Ligações externas :

http://www.vidaslusofonas.pt/humberto_delgado.htm

 

39 comentários

Comentar post

Pág. 1/2