Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Num passado de indefinições, um presente intermitente em que um futuro ambicioso se avizinha

Um Mar de Recordações

"Os Grandes Portugueses" (16) - José Rodrigues dos Santos

Nome: JOSÉ António Afonso RODRIGUES DOS SANTOS

Data e Local de Nascimento: Beira (Moçambique), 1 de Abril de 1964

Profissão que se notabilizou: Jornalista e Escritor

 

Feitos importantes:

  • Nasceu em Moçambique, mas aos nove anos foi viver com a mãe para Lisboa, após a separação dos pais. Devido a dificuldades económicas acaba por ir viver com o pai para Penafiel. No entanto, a difícil adaptação do seu pai a terras lusas motivou a partida para Macau.
  • Em 1980, com apenas 17 anos, inicia-se no jornalismo fazendo parte do elenco da Rádio Macau. Três anos mais tarde, regressa a Portugal para frequentar o curso de Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa.
  • Após terminar o curso universitário viaja para Inglaterra onde faz um estágio de três meses na BBC. É galardoado com o Prémio Ensaio do Clube Português de Imprensa (1986) e o Prémio de Mérito Académico do American Club of Lisbon (1987), o que lhe vale um convite pela BBC World Service para trabalhar em Londres, onde fica durante três anos, até 1990.
  • Da BBC segue para a RTP, onde começa a apresentar o noticiário 24 Horas. Em 1991, passa para a apresentação do diário Telejornal e torna-se colaborador permanente da CNN entre 1993 e 2002. Ocupa por duas vezes o cargo de Director de Informação da televisão pública Portuguesa. Em 2000, arrecadou o Contributor Achievement Award, pelo seu trabalho, prémio que é considerado o Pullitzer do jornalismo televisivo.
  • Doutorado em Ciências da Comunicação, com uma tese sobre reportagem de guerra, é professor da Universidade Nova de Lisboa.  José Rodrigues dos Santos alcançou ainda um enorme sucesso no mundo literário, onde é um dos escritores portugueses contemporâneos a alcançar maior número de edições com livros que venderam mais de cem mil exemplares cada.

 

Livros publicados:

A Ilha das Trevas, 2002

A Filha do Capitão, 2004

O Codex 632, 2005

A Fórmula de Deus, 2006

O Sétimo Selo, 2007

A Vida Num Sopro, 2008

Fúria Divina, 2009

O Anjo Branco, 2010

O Ultimo Segredo, 2011

A Mão do Diabo, 2012

 

Ligações externas: http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/telejornal/rostos.shtm

 

33 comentários

Comentar post

Pág. 1/3