Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

Ao som de… (18) [Beatles – Here comes the Sun]

A ‘Beatlemania’ invade a edição deste mês do ‘Ao som de…’ que faz menção aquela que é uma das maiores bandas de sempre na história da música. Os Beatles marcaram uma época e as suas músicas continuam ainda hoje a influenciar todo o espectro musical moderno.

John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal) foram os membros desta banda rock britânica criada em 1960. Oriundos de Liverpool e com claras raízes no rock and roll da década de 1950, o grupo ficou conhecido pelas formas inovadoras de incorporar vários registos musicais desde do folk rock ao rock psicodélico .

Com a formação inicial de Lennon, McCartney, Harrison, Stuart Sutcliffe (baixo) e Pete Best (bateria), os Beatles construíram sua reputação nos pubs de Liverpool e Hamburgo durante um período de três anos. Sutcliffe deixou o grupo em 1961, e Best foi substituído por Starr no ano seguinte. Estava encontrada o quarteto magnífico que alcançaria um sucesso imediato no Reino Unido com seu primeiro single “Love Me Do".

A popularidade internacional não se fez esperar e acompanhou-os até à sua dissolução definitiva em 1970. Durante os seus anos de estúdio, os Beatles produziram o que a crítica considera um dos seus melhores materiais, incluindo o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967), amplamente visto como uma obra-prima.

Os Beatles tiveram mais álbuns em número 1 nos tops britânicos do que qualquer outro grupo musical. Eles já foram honrados com 8 Grammy Awards e 15 Ivor Novello Awards da BASCA. A banda foi ainda colectivamente incluída na compilação da revista Time das 100 pessoas mais importantes e influentes do século XX.

A música que escolhi para homenagear esta mítica banda é o “Here comes the Sun”. A faixa foi composta Gorge Harrison e lançada no álbum Abbey Rodd de 1969. É difícil escolher uma música preferida na fabulosa discografia deste grupo britânico, mas esta letra transmite-me muito boa energia. É impossível não ficar animado ao ouvir esta música, portanto desfrutem desta obra de arte!

 

21 comentários

Comentar post

Pág. 1/2