Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

Questões inevitáveis (18)

Após uma semana da renúncia do papa Bento XVI, esta décima oitava edição do Questões Inevitáveis explora as consequências desta inesperada decisão.
Papa desde Abril de 2005, Joseph Retzinger invocou razões de saúde para se afastar do posto máximo da igreja católica e dedicar o resto da sua vida à oração. O alemão de 85 anos tornou-se, dessa forma, o sétimo papa a resignar ao pontificado, mas o último tinha sido há quase 600 anos. Assim, para além de histórica esta decisão abre um precedente e novos caminhos àquela que é a religião com mais seguidores em todo o mundo.
O ganês Peter Turksom e o italiano Angelo Scola são os grandes favoritos a assumir o lugar deixado vago por Bento XVI. Na linha de sucessão papal há também dois cardeais portugueses (José Policarpo e Manuel Monteiro de Castro) mas com pouquíssimas hipóteses de serem eleitos. O conclave que vai decidir quem é o novo papa vai começar antes de 15 de Março, de modo a que a eleição seja feita antes da Pascoa.

 

O que pensas da renúncia de Bento XVI? Esta decisão vai alterar alguma coisa na igreja católica? Quem vai ser o novo papa?


22 comentários

Comentar post

Pág. 1/2