Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

03.Mai.13

"Os Grandes Portugueses" (20) - José Alberto Carvalho

Nome : JOSÉ ALBERTO dos Santos CARVALHO

Data e Local de Nascimento : Penacova, 12 de Dezembro de 1967

Profissão que se notabilizou : Jornalista

 

Feitos importantes :

  • O gosto pela comunicação começou cedo. No liceu que frequentava, em Viseu, entrou num projecto radiofónico estudantil. Acabaria por iniciar a sua carreira nas rádios piratas e em rádios locais. Formou-se no curso de Comunicação Social na Escola Superior de Jornalismo do Porto. No fim do primeiro ano do curso participou num concurso da Rádio Comercial e foi um dos seis apurados entre mais de quinhentos concorrentes.
  • Passou pela Antena 1 e pela Rádio Nova, onde foi um dos fundadores, numa altura em que o Governo legalizou as rádios locais. Em 1989, José Alberto Carvalho foi a África do Sul fazer a cobertura das eleições num trabalho conjunto da Rádio Nova e da TSF. A RTP gostou do seu trabalho e convidaram-no a fazer uma experiência em televisão. Foi assim que começou a apresentar o ‘Bom Dia’, que passava entre as sete e as nove da manhã, e o ‘Jornal da Tarde’.
  • Em 1992, José Alberto de Carvalho aceitou o convite de Emídio Rangel para integrar a SIC e muda-se para Lisboa. Na SIC, canal privado em que foi um dos fundadores, notabilizou-se, principalmente, na apresentação de telejornais. Ficou a seu cargo a apresentação do principal noticiário do canal, à hora de jantar.
  • Contribuiu de forma decisiva para o lançamento do site da SIC na Internet. Em finais de 2001 abandonou a SIC para regressar à RTP, onde foi ocupar um cargo de chefia, apresentando simultaneamente os telejornais da noite. Foi director de informação da RTP até Fevereiro de 2011, altura em decide mudar-se para a TVI com o mesmo cargo. Actualmente, apresenta com Judite de Sousa o Jornal das 8.
  • José Alberto Carvalho é também professor na Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa, onde lecciona a disciplina de "Atelier de Jornalismo Digital". Vai ser o coordenador da Pós-Graduação de Jornalismo na Escola de Jornalismo ISCTE-IUL/ Media Capital, curso que vai abrir no próximo ano lectivo. 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.