Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

28.Mai.12

Sala de cinema (12) – Amélie

Nesta edição da ‘Sala de Cinema’ voltamos a sair das longas-metragens anglófonas e damos o merecido destaque a um filme apaixonante – O fabuloso destino de Amélie Poulain, realizado Jean-Pierre Jeunet em 2001. Considerado como um das melhores películas francesas de sempre, este é um filme que marca uma geração pela sua originalidade e banda sonora extraordinária (belíssimo trabalho de Yann Tiersen!).

Esta comédia romântica dá enfoque à vida da inocente Amélie (Audrey Tautou) que muda-se para um bairro parisiense para trabalhar com empregada de café. Certo dia encontra uma caixa escondida na sua casa de banho e decide procurar o seu antigo morador. É assim que encontra Dominique Maurice (Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver os seus objectos, a rapariga fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Essa percepção faz com que a sua vida nunca mais seja a mesma…

É impossível não ficar encanto com este clássico do cinema gaulês que nos faz apaixonar por uma personagem com uma enorme sensibilidade. Audrey Tautou dá um toque especial à fábula de Jean-Pierre Jeunet, através das suas expressões e da sua simplicidade. A atmosfera, o enredo, a música transportam-nos para um mundo especial e singular. Nunca Paris foi tão bem retratado, a beleza da capital francesa está presente em cada cena do filme. As sequências nos parques parisienses são deliciosas!

A película recebeu excelentes críticas e tornou-se num sucesso de bilheteiras arrecadando cerca de 174 milhões de dólares (o orçamento foi de 10 milhões). O fabuloso destino de Amélie Poulain recebeu nomeação para cinco Óscares (Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direcção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Argumento Original e Melhor Som), mas não conseguiu arrecadar qualquer estatueta dourada.

 

Qual é a vossa opinião sobre o filme? O fabuloso destino de Amélie Poulain é o melhor filme francês de sempre? O cinema europeu está novamente a tornar-se uma força a ser temida por Hollywood?

 

Avaliação: {#emotions_dlg.star}{#emotions_dlg.star}{#emotions_dlg.star}{#emotions_dlg.star}

24 comentários

Comentar post