Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

Ao som de (20) [Queen - Bohemian Rhapsody]

A vigésima edição desta rubrica é uma homenagem a uma das minhas bandas favoritas. Os Queen foram formados em 1971 e eram compostos por Freddie Mercury, Bryan May, John Deacon e Roger Taylor . Aquela que é uma das referências musicais conseguiu vender mais de 300 milhões de discos no mundo inteiro.

O grupo começou a dar os primeiros passos em Londres conseguindo lançar o seu primeiro cd (“Queen”) em 1973 que viria a ser o prólogo da glória futura. Desde cedo conquistaram o público com a sua irreverência e um talento impressionante. A sua originalidade permitiu a criação de vários êxitos que a tornaram num dos maiores sucessos musicais de sempre. A história da banda viria a ficar tragicamente marcada em 1991, ano da morte de Freddie Mercury, com apenas 45 anos. O vocalista sucumbiu vítima de uma broncopneumonia, decorrente da SIDA. Quatro anos depois, o grupo britânico viria a lançar o último cd intitulado ironicamente de “Made in Heaven”.

A música que escolhi foi do início de carreira da banda. Composta em 1975, a Bohemian Rhapsody integra o álbum “A Night at the Opera”. Esta canção tem a particularidade de não possuir refrão e consiste em três momentos fundamentais: um segmento de balada que acaba com um solo de guitarra, uma passagem operística e uma secção de hard rock. Apesar de ter-se tornado numa das mais emblemáticas músicas da história foi recebida com algumas críticas iniciais.

Ainda assim, a canção recebeu inúmeras distinções e tornou-se num sucesso comercial. Em apenas dois anos, a British Phonographic Industry nomeou-a como o melhor single britânico no período de 1952-1977. Por sua vez, a revista Rolling Stone colocou a Bohemian Rhapsody na 163° posição na lista das 500 melhores músicas de sempre, e considerou ainda o solo de guitarra como o 20° melhor solo de todos os tempos. Em 2004, a música foi incluída no Grammy Hall of Fame.

 

21 comentários

Comentar post

Pág. 1/3