Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

26.Mai.13

Ao som de... (21) [Nirvana – Smells Like Teen Spirit]

Após os Pearl Jam, o grunge está de volta ao blogue com os imparáveis Nirvana, naquela que também é uma homenagem ao talentoso Kurt Cobain. Apesar da banda só ter tido sete anos de existência (1987-1994), o grupo norte-americano deixou um forte legado. Tornaram-se os ídolos de uma geração e ainda continuam a ser forte influência na música actual. Assim, não espanta que desde da sua estreia a banda de Aberdeen (Washington) já vendeu mais de 75 milhões de álbuns em todo o mundo, dando a conhecer uma nova sonoridade musical.

A banda de rock formada pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic teve vários bateristas, mas o que mais tempo ficou foi Dave Grohl (actualmente nos Foo Fighters), que entrou em 1990 e permaneceu até ao fim dos Nirvana. O grupo deu os primeiros passos no final da década de 1980 e estabeleceu-se como parte da cena grunge de Seatle . Apesar de só terem três álbuns de estúdio (Bleach, Nevermid e In Utero), os Nirvana contribuíram de que maneira para o crescimento do rock alternativo. Sem o desejaram tornaram-se a voz de uma geração. Uma ligação que terminou abruptamente com o suicídio de Kurt Cobain em 1994 que viria a provocar o fim da banda norte-americana. Desde então vários lançamentos póstumos têm sido emitidos da banda, que já resultou em um conflito jurídico entre a viúva de Cobain, Courtney Love, e os membros sobreviventes da banda.

No panorama musical, os Nirvana utilizavam mudanças dinâmicas que passavam de calmas para barulhentas. Essencialmente, a música baseava-se nesses contrastes dinâmicos e refrões pesados. Um bom exemplo disso é a música que escolhi – o Smells Like Teen Spirit, o primeiro grande sucesso da banda integrado no álbum Nevermind (1991). A canção usa o formato verso-refrão, e o riff principal é usado durante a introdução e refrão para criar uma dinâmica de alternância entre as secções de maior e menor violência sonora.

Esta música é muitas vezes considerada como o momento em que o rock alternativo ganhou visibilidade, chegando mesmo a figurar no sexto lugar do Billboard Hot 100. De facto, a canção tornou-se um sucesso comercial e recebeu uma forte aclamação da crítica. Este sucesso inesperado criou um desconforto no seio de banda principalmente em Kurt Cobain. Assim, um êxito estrondoso que viria a ser os primeiros passos para o fatal destino do líder do grupo.

 


Smells Like Teen Spirit é a melhor música rock de todos os tempos? Qual é a vossa música preferida dos Nirvana? Até onde os Nirvana podiam chegar se não tivessem terminado tão cedo?

25 comentários

Comentar post