Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Num passado de indefinições, um presente intermitente em que um futuro ambicioso se avizinha

Um Mar de Recordações

Imagem espontânea (20)

Belém é, provavelmente, um dos locais mais bonitos em Portugal e que está intimamente ligada com a história do país. Hoje, esta freguesia é um espaço que contém vários pontos de interesse como museus, jardins, além de possuir um atraente ambiente ribeirinho. Uma das áreas que pessoalmente me desperta mais curiosidade e interesse é o Padrão dos Descobrimentos.

Este monumento foi inaugurado em 1960, em celebração dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique. O Padrão dos Descobrimentos, desenhado em forma de caravela, evoca à expansão marítima. Liderados pelo Infante D. Henrique, que segura uma pequena caravela numa mão, estão outros heróis da história portuguesa dessa época como Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Fernão Magalhães ou Camões. Um local imponente que tem uma vista particularmente impressionante ao pôr-do-sol.

A norte deste monumento uma rosa-dos-ventos de 50 metros de diâmetro, desenhada no chão, foi uma oferta da África do Sul em 1960. O mapa central, pontilhado de galeões e sereias, mostra as rotas dos descobridores nos séculos XV e XVI. A imagem vê-se melhor a partir do cimo do Padrão dos Descobrimentos, cujo acesso é feito pelo elevador situado dentro do edifício. O bilhete de entrada custa três euros por pessoa.

 

 

"Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado." (Isaac Newton)

 

Já visitaram este local? O que acham do Padrão dos Descobrimentos? Qual é o vosso local preferido em Belém?

26 comentários

Comentar post

Pág. 1/3