Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Num passado de indefinições, um presente intermitente em que um futuro ambicioso se avizinha

Um Mar de Recordações

Sala de Cinema (21) – 3 Idiotas

Desta vez saio um pouco do que aquilo que costuma ser as minhas escolhas nesta rubrica para vos trazer um filme indiano extraordinário. 3 Idiotas é uma longa-metragem de 2009 que quebrou todos os recordes do cinema do seu país. Esta película entrou para a história por ser o primeiro filme indiano oficialmente lançado no YouTube, doze semanas após a sua estreia.

O enredo baseia-se na história de três amigos que estudavam engenharia na mesma universidade. Rancho (Aamir Khan) é um aluno absolutamente genial, mas que foge ao convencional, uma vez que procura entender e apreender o máximo que consegue, em vez de decorar. Tudo se torna estranho quando ele simplesmente desapresse após concluir o curso. Assim, passados cinco anos, um ex-colega de classe reaparece aos dois amigos de Rancho, alegando que tem pistas do seu paradeiro. A partir daí inicia-se uma hilariante aventura em busca do antigo amigo. Será que eles chegam a tempo desse encontro?

Não sou consumidor de filmes de comédia, mas não consegui deixar de ficar encantado com este. Numa altura em que encontramos poucas razões para dar uma boa gargalhada, 3 Idiotas é uma lufada de ar fresco. Na verdade, 3 Idiotas não é uma simples comédia, é muito mais que isso! O filme aborda diversas temáticas desde a pressão que os jovens sofrem a nível escolar até às escolhas que tem de fazer durante e após a sua formação. Talvez tenha sido isso que me encantou nesta película que foge à típica história de comédia, afastando-se completamente dos lugares comuns. A história é particularmente criativa e cativante. Uma aposta bastante feliz do realizador Rajkumar Hirani!

Podemos ter ainda magníficas imagens da Índia, de uma forma inteligente e perspicaz, numa clara demonstração que as diferenças culturais entre oriente e ocidente são menos fortes do que as suas semelhanças. Em Portugal, o filme não chegou às salas de cinema. No entanto, como já referi anteriormente o filme foi colocado oficialmente no Youtube e tem legendas em português ou inglês, caso estejam interessados podem ver aqui. Para quem que quiser umas horas divertido este é mesmo o melhor remédio!

Avaliação: {#emotions_dlg.star}{#emotions_dlg.star}{#emotions_dlg.star}{#emotions_dlg.star}

25 comentários

Comentar post

Pág. 1/3