Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Num passado de indefinições, um presente intermitente em que um futuro ambicioso se avizinha

Um Mar de Recordações

Ao som de… (24) [Elvis Presley – Suspicious Mind]

A vigésima quarta edição do ‘Ao Som de…’ retrata o carismático Elvis Presley, conhecido como o ‘Rei do Rock’ e um dos mais populares cantores de todos os tempos. Além de uma voz divinal, o norte-americano ficou conhecido pelas suas performances electrizantes. O seu estilo revolucionário para a época era contagiante e fazia admiradores em todas as faixas etárias e classes sociais. Assim não foi surpresa ter-se tornado no maior recordista mundial em vendas de discos de todos os tempos, com mais de 1 bilião e meio de discos vendidos.

Nascido em 1935 na cidade de East Tupelo (Mississipi), Elvis Presley aprendeu desde muito cedo a tocar guitarra e chegou mesmo a ganhar um concurso de jovens talentos musicais em sua cidade. Antes de começar na música, teve de trabalhar como camionista para ganhar algum dinheiro. Só em 1954 começou a sua carreira na lendária gravadora Sun Records, acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black.

O ‘Rei do Rock’ tornou-se rapidamente o pioneiro do rock and rol, sendo um dos criadores do rockabilly, uma fusão de música country e rock´n´roll. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance, que atingia  notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. Para além da sua música, o carismático cantor representa a chega de uma nova geração, rebelde nas convenções sociais e ansiosa pela emancipação dos costumes.

Após cumprir o serviço militar entre 1958 e 1960, Elvis voltou com toda força e assumindo-se como um dos maiores ídolos da música internacional. Contudo, os anos 70 não foram bons para o ídolo do rock que enfrentou vários problemas pessoais. Acabaria por morrer em 1977 (com 42 anos!) vítima de um ataque cardíaco fulminante. Atribui-se seus problemas de saúde, inclusive sua morte, ao uso exagerado de barbitúricos. Caía um dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX.

Ao longo da sua carreira, foi nomeado para catorze Grammys tendo vencido três, além do Grammy Lifetime Achievement Award com apenas 36 anos (!). Elvis teve também uma carreira no cinema (1956-1969), onde participou em vários filmes com enorme sucesso de bilheteira. Com mais de trinta participações em longas-metragens, os maiores sucessos foram Love me Tender (1956), Jailhouse Rock (1957), Blue Hawaii (1961) e Viva Las Vegas (1964). 

Qual é para vocês a melhor música do ‘Rei do Rock’? Faltou atingir alguma coisa na carreira deste carismático cantor? Como se explica o enorme sucesso de Elvis Presley?

24 comentários

Comentar post

Pág. 1/3