Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

"Os Grandes Portugueses" (24) - Fernando Pessoa

Nome: FERNANDO António Nogueira PESSOA

Data e Local de nascimento:13 de Junho de 1888, em Lisboa

Data e Local da sua morte: 30 de Novembro de 1935, em Lisboa

Profissão que se notabilizou: Escritor

 

Feitos importantes:

  • Passa a maior parte da sua juventude na África do Sul, onde recebe uma educação inglesa. Os bons resultados escolares valem-lhe o Queen Victoria Memorial Prize. Interessa-se desde muito jovem pela literatura e acaba por regressar a Portugal (1905) matriculando-se no Curso Superior de Letras, em Lisboa.
  • No entanto, abandona sem sequer completar o primeiro ano. Pouco tempo depois, começa  a trabalhar como correspondente estrangeiro, num escritório da Baixa. Colabora, periodicamente com algumas revistas, tais como  “Águia”, “Orpheu”, “Portugal Futurista” e “Atena”.
  • Escreve poesia e prosa em português, inglês e francês. Dizem que 1914 é o ano triunfal da sua vida, o ano da criação dos três heterónimos mais ilustres (Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos). Nesse mesmo ano, escreve os poemas de O Guardador de Rebanhos e também o Livro do Desassossego (assinado pelo semi-heterónimo Bernardo Soares).
  • Publica em 1934 Mensagem, o único livro de Fernando Pessoa em Língua Portuguesa editado em vida. Deixa uma famosa arca recheada de milhares de textos inéditos. Esse tesouro literário, foi vendido em leilão por 60 mil euros a um comprador particular.
  • Morreu a 1935, com 47 anos de idade, vítima de uma cólica hepática. Um dia antes de morrer escreve a sua última frase na cama do hospital, em inglês – I know not what tomorrow will bring (Não sei o que o amanhã trará). Na comemoração do centenário do nascimento de Pessoa, em 1988, o seu corpo foi trasladado para o Mosteiro dos Jerónimos, confirmando o reconhecimento que não teve em vida.

Ligações externas: http://www.umfernandopessoa.com/

Fernando Pessoa é o melhor escritor português de sempre? Quais são as caracteristicas que mais admiram na sua escrita? Qual consideram ter sido o seu melhor trabalho? 

29 comentários

Comentar post

Pág. 1/3