Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

16.Abr.14

Ao som de… (27) – ABBA - Waterloo

Foi há quarenta anos no Festival Eurovisão da Canção em Brighton (Inglaterra) que apareceu um quarteto sueco que veio mudar para sempre a música mundial! ‘Waterloo’ encantou o júri e a plateia fazendo dos incontornáveis ABBA um fenómeno. Com (apenas) uma década de existência (1972-82), o grupo formado em Estocolmo produziu oito álbuns de originais e vendeu mais de 380 milhões de discos em todo o mundo.  A banda foi alvo de vários tributos com uma peça de teatro e um filme, os dois com o mesmo nome – Mamma Mia. Em 2010, o quarteto sueco foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame nos EUA.

O nome "ABBA" é um acrônimo formado pelas primeiras letras de cada membro fo grupo (Agnetha, Björn,Benny e Anni-Frid). Com uma popularida estratosférica, os  ABBA são considerados um das banda de maior sucesso do mundo tornando-se ícone no seu país de origem e uma referência da europop. Com uma grave crise de incompatibilidade no seio grupo (os dois casais divorciaram-se…) os ABBA acabaram de forma abrupta, de modo que em dezembro de 1982 ocorria a última aparição do quarteto. Depois de um tempo fora do interesse público, na década de 1990 foram lançados vários álbuns de compilação que possibilitaram o regresso da banda ao topo das vendas.

‘Waterloo’ tornou-se a primeira canção sueca a conquistar o Festival Eurovisão da Canção. A letra é de autoria de Stikkan Anderson, a música é de Benny Andersson e Björn Ulvaeus e foi orquestrada por Sven-Olof Walldoff. Rapidamente chegou ao topo das tabelas da Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Holanda, Noruega, Suíça e África do Sul, além de alcançar a sexta posição da lista norte-americana. No aniversário dos 50 anos da Eurovisão, em 2005, foi escolhida como a melhor música na história da cultuada competição europeia.

Há por aí algum fã de ABBA? O quarteto sueco é a maior referência da música nordica no panorama mundial?

Se gostas do Um Mar de Recordações, então ajuda a fazê-lo crescer em:

     

71 comentários

Comentar post