Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

15.Nov.13

Cabeçada de ouro derruba muralha sueca

O capitão Cristiano Ronaldo marcou o golo que colocou Portugal mais próximo do Brasil. A cabeçada do craque português valeu uma preciosa vantagem frente à Suécia, em jogo a contar para a primeira mão do play-off de qualificação do Mundial que se realiza no próximo ano.

O minuto 83 foi mágico para Portugal, momento do único golo da partida que colocou um estádio da Luz esgotado num turbilhão de emoções. Miguel Veloso, pela esquerda, faz um cruzamento milimétrico que Ronaldo aproveitou. O avançado português antecipa-se a Olsson e de cabeça bateu o guardião Isaksson. Um golo merecido para a estrela lusa que se exibiu em grande plano na segunda parte, mostrando o seu grande momento de forma. Uma cabeçada vitoriosa que coloca a Bola de Ouro mais próxima…

Paulo Bento apostou nos jogadores habituais, o mesmo conjunto que chegou às meias-finais do Europeu de 2012. A equipa nacional desde logo mostrou entrosamento e teve as primeiras iniciativas de jogo. Aos quatro minutos, João Moutinho esteve muito perto do golo quando ultrapassou o guardião Isaksson e atirou ao lado. Os nórdicos utilizaram uma postura mais defensiva, aproveitando os contra-ataques para colocar em perigo a baliza defendida por Rui Patrício. O guardião português esteve em destaque, aos vinte minutos, ao protagonizar uma excelente parada a um remate de Larsson. Mas essas iniciativas de ataque dos nórdicos foram uma raridade numa equipa que apenas quis conservar o nulo e perder tempo sempre que podia.

A primeira parte terminou com um grande equilíbrio entre os dois conjuntos, algo que não se viria a verificar no segundo período. Portugal entrou a mandar no jogo e criou várias oportunidades. Aos 50 minutos, os suecos viveram calafrios numa grande confusão na sua pequena área. Pepe, Postiga e Ronaldo tentaram, mas nenhum conseguiu visar a baliza de Isaksson. A verdade é que a Suécia manteve-se consistente, num bloco solidário, onde raramente houve buracos para os portugueses aproveitarem. Só que no primeiro deslize defensivo, estava lá o capitão da selecção nacional que não perdoou. O golo veio instabilizar a defensiva dos suecos. No lance seguinte, Ronaldo cabeceia à barra e quase conseguiu marcar novamente. Os últimos minutos foram mesmo de enorme sufoco para a equipa comandada pelo técnico Erik Hamrén.

A escassa vantagem é justa para a exibição portuguesa, que apenas peca por ser curta. O segundo tempo foi de claro domínio da equipa das quinas que soube gerir bem o jogo. Realce ainda para o jogo desinspirado de Ibrahimovic, que esteve muito longe do seu nível, uma situação que veio premiar a assertividade da defesa lusa com Bruno Alves em grande destaque. Este resultado faz com que o conjunto português fique um pouco mais perto do Mundial, mas ainda terá de jogar na terça-feira uma segunda mão difícil em Estocolmo.

O árbitro italiano Nicola Rizzoli protagonizou um bom trabalho, ajuizando os lances de forma correcta e usando um critério alargado. Apenas ficou por mostrar um cartão amarelo ao guardião sueco que desde o início teve como tarefa primordial perder tempo. Nota final para o ambiente incrível vivido no estádio da Luz. Com o recinto cheio, os portugueses marcaram presença no apoio à equipa nacional, puxando pelos jogadores desde do primeiro minuto nesta noite gelada em Lisboa. Ronaldo agradeceu a presença da única forma que ele sabe: a marcar!

A vantagem é suficiente para um jogo tranquilo em Estocolmo? Portugal mostrou que era mais forte que a Suécia? Ronaldo provou que é neste momento o melhor jogador do mundo?

29 comentários

Comentar post

Pág. 1/3