Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

25.Nov.13

Imagem espontânea (25) – Zoo de Lisboa

Depois de ter falado do Oceanário, parece-me justo falar de outro local na capital onde os animais têm um papel fundamental. Falo, naturalmente, do Zoo de Lisboa. Inaugurado em 1884, o Jardim Zoológico de Lisboa foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica. As suas primeiras instalações foram no Parque de São Sebastião da Pedreira, vindo a serem transferidas em 1894 para os terrenos onde hoje se situa a Fundação Calouste Gulbenkian. Só mais tarde, em 1905, o Jardim Zoológico foi transferido para a sua actual localização -  Quinta das Laranjeiras, em Sete Rios.

A missão deste local passa por desenvolver e promover um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução no habitat natural de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Desde Março de 1913, o Jardim Zoológico foi declarado Instituição de Utilidade Pública. Anos mais tarde, em 1952, a Câmara Municipal de Lisboa galardoou este espaço com a Medalha de Ouro da Cidade. As inúmeras remessas de animais contribuíram para que, ao longo dos anos, o Zoo tivesse uma das colecções de animais mais vastas e diversificadas do mundo. Actualmente, é possível encontrar cerca de 2000 animais de 330 espécies: mamíferos, aves, répteis e anfíbios.

Já há algum tempo que não ia ao Zoo e aproveitei estes dias mais frios para ir passear por lá com a Primrose Eleanora Dare. É um espaço que nunca desilude e que permite sempre momentos divertidos, é impossível não ficar envolvido com aquele lugar. A foto que vos trago é de um tigre que estava a aproveitar a tarde para descansar. Confesso que é um dos animais que mais me impressiona, não só pela sua elegância, mas também pela velocidade com que age. De facto, é um animal impressionante de ter por perto. Em suma, esta fotografia é uma pequena memória de mais um dia memorável.

O que mais gostam de ver no Zoo? Qual é o vosso animal preferido?

30 comentários

Comentar post

Pág. 1/3