Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

08.Mai.12

"Os Grandes Portugueses" (12) - Carlos Lopes

Nome: CARLOS Alberto de Sousa LOPES

Data e Local de Nascimento: VildeMoinhos (Viseu), 18 de Fevereiro de 1947

Profissão que se notabilizou: Atletismo

 

Feitos importantes:

  • De origens modestas, Carlos Lopes começou a trabalhar como servente de pedreiro com apenas onze anos para ajudar a sua família. Foi ainda empregado de mercearia, relojoeiro e contínuo. Quando em adolescente o clube de futebol da terra o recusou por ser demasiado magro, decidiu envergar por outro desporto – o atletismo.
  • Aos dezasseis anos compete na sua primeira prova oficial numa corrida de São Silvestre em que fica no segundo lugar, mesmo competindo com atletas mais experientes. Pouco tempo depois, ganha o campeonato distrital de Viseu de crosse e fica em terceiro no Campeonato Nacional de Corta-mato para juniores. Com esse resultado qualifica-se para o Cross das Nações em Rabat (Marrocos), onde é o melhor português (25.º lugar).
  • Em 1967, vai para Lisboa para trabalhar como serralheiro, mas acaba recrutado para equipa de atletismo do Sporting.  É lá que encontra o treinador da sua vida Mário Moniz Pereira, mentor de várias gerações de atletas portugueses. Treina duas vezes por dia em sintonia com outros trabalhos. Em 1976, ganha pela primeira vez o Campeonato do Mundo de Corta-mato, que se realizou em Chepstown (País de Gales). Voltaria a vencer esta competição por mais duas vezes em Nova Iorque (1984) e em Lisboa (1985).
  • Nos Jogos Olímpicos de 1976, em Montreal (Canadá), conquista uma medalha de prata nos 10 000 metros, sendo apenas batido pelo finlandês Lasse Viren. Era a primeira medalha olímpica para Portugal no atletismo. Em Los Angeles (1984) torna-se o primeiro português a ser medalhado com o ouro nos Jogos Olímpicos! Com 37 anos, vence a mítica Maratona com um recorde olímpico (2h9m21s) que apenas seria batido em Pequim (2008).
  • Carlos Lopes torna-se o atleta mais velho a vencer uma Maratona, algo que até foi mencionado na icónica série Simpsons (ver aqui), apesar de erradamente terem dito que ele tinha 38 anos. Em 1984, Carlos Lopes foi condecorado pelo então Primeiro Ministro Mário Soares, com a Medalha de Honra de Mérito Desportivo, o Colar de Mérito Desportivo e a Grã-Cruz da Ordem do Infante. Em 2013, Carlos Lopes foi nomeado director do departamento de atletismo do Sporting Clube de Portugal.

Consideram Carlos Lopes um dos maiores atletas portugueses? Qual pensam ter sido o momento mais marcante da sua carreira?

7 comentários

  • Imagem de perfil

    Miguel Alexandre Pereira 06.01.2014 23:14

    um desportista bastante mercedor de destaque :)
  • Imagem de perfil

    filipa. 06.01.2014 23:20

    sem dúvida. ainda mais quando só dá mais importância aos futebolistas. as outras modalidades são um pouco 'discriminadas' :s
  • Imagem de perfil

    Miguel Alexandre Pereira 06.01.2014 23:50

    infelizmente tens razão, há um domínio demasiado grande do futebol. há muito talento que anda por aí esquecido...
  • Imagem de perfil

    filipa. 07.01.2014 00:31

    exacto!
  • Imagem de perfil

    Miguel Alexandre Pereira 07.01.2014 00:36

    estava a escrever pensar sobre isso em breve, depois desta conversa o texto vai chegar ainda mais cedo!
  • Imagem de perfil

    filipa. 07.01.2014 11:49

    acho que era um tema interessante para ser abordado. :)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.