Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

15.Set.11

Sala de cinema (6) – O Pianista

‘O Pianista’, um drama que conta o sofrimento vivido pelo povo judeu, é o filme em destaque na sétima edição da Sala de Cinema. Esta é uma película de 2002 dirigido por Roman Polanski e que é baseado na autobiografia de mesmo nome escrito pelo músico polaco Władysław Szpilman.

O pianista polaco Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas numa rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram as restrições aos judeus polacos pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

As lições de vida que esta película permite são vastas. É impossível ficar indiferente a esta grande obra de arte que retrata o sofrimento de um povo e a capacidade de sobrevivência e perseverança das pessoas. ‘O Pianista’ foi fortemente aclamado pela crítica e venceu três Óscares, nas categorias de melhor director, melhor actor e melhor argumento adaptado. Deixo-vos com o trailer deste magnífico filme:

 

Avaliação: {#emotions_dlg.star}{#emotions_dlg.star}{#emotions_dlg.star}{#emotions_dlg.star}

42 comentários

Comentar post

Pág. 1/2