Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

14.Dez.12

Sala de Cinema (17) – The Nightmare Before Christmas

Com o Natal cada vez mais perto, a décima sétima edição é a minha recomendação para esta quadra festiva. Nada mais nada menos que o inesquecível clássico de Tim Burton: The Nightmare Before Christmas (1993). Ao longo dos anos, este filme tem sido visto como um sucesso crítico e financeiro, tendo sido nomeado para Óscar na categoria de melhores efeitos especiais, num prémio em que o Jurassic Park levou a estatueta desejada.

A Cidade do Halloween é um mundo de sonho cheio de estranhos cidadãos, tais como monstros, fantasmas, duendes, vampiros, lobisomens e bruxas. Jack Skellington, o rei das abóboras, é o centro das atenções da celebração anual do Dia das Bruxas, no entanto sente-se farto de repetir todos os anos a mesma rotina. Vagueando pela floresta durante a noite, encontra um círculo de árvores em que cada uma está uma figura diferente. Jack fica impressionado com a árvore de Natal desenhada num dos elementos do círculo, e acidentalmente acaba por entrar na Cidade do Natal. O que ele vê aí vai acabar por mudar a forma como ele observa tudo a seu redor…

Filmado inteiramente em Stop-Motion, técnica característica de Burton, junto ao conhecidíssimo estilo gótico do diretor, este é para mim um dos melhores filmes de animação da história do cinema! Há diversas películas que dão destaque ao Natal, mas grande parte delas têm demasiados clichés, pouca imaginação e são enquadrados para um público mais jovem. No entanto, há excepções à regra como é o caso deste The Nightmare Before Christmas, que traz uma forma muito particular de contar uma história natalícia. Destaco o protagonista da trama que é, no meu ponto de vista, uma das personagens mais bem construídas para uma animação, e que ainda hoje mantém-se bastante presente na sociedade. Com uma banda sonora belíssima, esta é uma obra-prima que recomendo vivamente a sua visualização.

 

Gostam deste filme? Que outas longas-metragens recomendavam para o Natal?

Avaliação: {#emotions_dlg.star}{#emotions_dlg.star}{#emotions_dlg.star}{#emotions_dlg.star}

25 comentários

Comentar post

Pág. 1/3