Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

22.Fev.13

"Os Grandes Portugueses" (18) - Siza Vieira

Nome: Álvaro Joaquim de Melo SIZA VIEIRA

Data e Local de Nascimento: Matosinhos, 25 de Junho de 1933

Profissão que se notabilizou: Arquitecto

 

Feitos importantes:

  • Siza Vieira estudou, entre 1949 e 1955, na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde leccionou , de 1966 a 1969, voltando em 1976 (sempre como professor assistente).
  • Do seu currículo constam mais de uma centena de projectos em Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda, Bélgica, Brasil, Itália, Coreia do Sul, Estados Unidos, entre muitos outros. Siza Vieira criou verdadeiros marcos na história da arquitectura portuguesa e internacional, influenciando assim muitas gerações de arquitectos.
  • Tornou-se uma das referências modernistas internacionais, mas no seu trabalho é também possível ver uma forte tradição construtiva portuguesa. Construiu obras como: o Pavilhão de Portugal, a Igreja de Santa Maria, o Museu de Arte Contemporânea da Galiza ou a Escola Superior de Educação de Setúbal.
  • Siza foi professor visitante na Universidade de Pensilvânia (EUA), na Universidade de Los Andes (Colômbia) e na Universidade Harvard (EUA). Foi ainda agraciado pela Universidade Técnica de Lisboa com o grau de Honoris Causa em 2010.
  • Ganhou vários prémios ao longo da sua carreira, tais como: o Premio Pritzker (1992); o Prémio Secil por três vezes (1996, 2000 e 2006) e o Prémio Wolf (2001).

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.