Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

09.Set.13

Questões inevitáveis (23) – Ensino Superior

Um dia após o anúncio oficial das colocações da primeira fase deste ano no Ensino Superior, é impossível não falar sobre este tema. Foram admitidos 37 415 alunos na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso, menos 3 mil que no ano passado. No total, concorreram 40 419 estudantes, no entanto mais de 3 mil ficam para já de fora, por não terem conseguido notas suficientes.

Este são os números mais baixos de alunos admitidos nos últimos seis anos! Uma tendência que está a tornar-se hábito em Portugal… Desde 2010 que o número de novos estudantes no Ensino Superior tem vindo a diminuir. Uma situação que levanta várias questões no futuro da educação das universidades e dos institutos politécnicos da rede pública. Será que com o país a atravessar uma grave crise financeira e com taxas de desemprego elevadíssimas, a educação superior é mais uma das vítimas das dificuldades dos portugueses?

Estes números surgem numa altura em que o Governo confirmou um corte médio de 2,5% no financiamento do sector em 2013. “[As universidades] vão sobreviver com dificuldades, como todo o país”, referiu João Queiró, secretário de Estado do Ensino Superior. Ainda assim, o secretário de Estado espera que a redução no financiamento "não ponha em causa a qualidade do ensino e a viabilidade de algumas instituições”. 

Num momento crítico para o país, é preciso apostar sempre que possível numa maior formação, para que se consiga ter mais competências para lidar com os problemas que se enfrentam diariamente. Até porque maior educação é mais um factor para nos tornamos cidadãos melhores nesta sociedade que se encontra em constante mutação. Já agora também aproveito para dar os parabéns a todos aqueles que entraram na Universidade este ano e que estão a ler este texto!  

Quais são as razões para a diminuição de novos estudantes universitários? É justo o Governo cortar no financiamento da educação? Em que estado se encontra actualmente o ensino superior em Portugal?

22 comentários

Comentar post