Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

06.Out.13

Imagem espontânea (24)

Durante o Verão voltei a visitar o Oceanário de Lisboa, o que significa regressar a casa com a máquina repleta de fotografias. É impossível não ficar maravilhado com este local! Reconheço que é um dos meus espaços de eleição na capital, ainda que o preço seja bastante elevado… Localizado no Parque das Nações, o Oceanário constitui um aquário público e uma instituição de pesquisa sobre biologia marinha e oceanografia. Com uma média de um milhão de visitantes por ano, esta infra-estrutura tornou-se o segundo equipamento mais visitado de Portugal depois do Estádio da Luz. Aliás, em 2012 atingiu os 16 milhões visitantes, constituindo-se como uma das principais referência de cultura, lazer, entretenimento e educação no país.

Edificado pelo arquitecto norte-americano Peter Chermayeff, o Oceanário tem uma área total de 20.000 metros quadrados, com cerca de 7.500.000 litros de água divididos por mais de 30 aquários e 8000 organismos (entre animais e plantas) de 500 espécies diferentes. No seu interior, a principal atracção é o aquário central, com 5.000.000 de litros, representando o Oceano Global, onde coexistem várias espécies de peixes como tubarões, raias, atuns ou pequenos peixes tropicais. É uma imagem espectacular e que transmite uma enorme serenidade ! Adoro estar perto do e é uma sensação incrível ver todos aqueles animais marinhos. Quanto à fotografia que hoje vos trago é referente ao aquário que retrata a fauna e a flora do Oceano Árctico , espaço onde os grandes protagonistas são os pinguins.
Considerado como um dos melhores aquários públicos do mundo já recebeu diversas distinções, como é o caso do Prémio Valmor de Arquitectura (menção honrosa) e do Prémio Chiaja Per Le Scienze . Em 1998, foi nomeado pela revista TIME como um dos 10 melhores Eventos Científicos desse ano. O Oceanário de Lisboa arrecadou ainda uma medalha de prata no Prémio de Mérito Turístico (2006). Uma clara demonstração de que é daqueles lugares obrigatórios a visitar quando se passa por Lisboa!


“Os animais são amigos tão agradáveis: não fazem perguntas, não criticam.” (George Eliot)


Qual é o animal que mais gostam de ver no Oceanário? O que mais vos impressiona neste espaço?

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.