Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Mar de Recordações

Um Mar de Recordações

07.Mar.14

"Os Grandes Portugueses" (27) - Cavaco Silva

Nome: Aníbal António CAVACO SILVA

Data e Local de Nascimento: Loulé, em 15 de Julho de 1939

Profissão que se notabilizou: Economista e Político

 

Feitos importantes:

  • Cresce em Boliqueime, perto de Loulé, onde o pai se dedicava à exploração de frutos secos e ao comércio de combustíveis. Tira o curso de Contabilidade no Instituto Comercial de Lisboa em 1959 e licencia-se em 1964 em Finanças no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF) com a mais alta qualificação do seu ano. No final de 1965 torna-se bolseiro do Centro de Economia e Finanças da Fundação Calouste Gulbenkian, onde se dedica à investigação.
  • Inicia funções como assistente de Finanças Públicas, no ISCEF até 1978. Parte com a família para Grã-Bretanha onde doutora-se em Economia Pública, na Universidade de York (1971). Em 1977 muda-se para o Banco de Portugal, assumindo o cargo de director do Departamento de Estatística e Estudos Económicos. Ao mesmo tempo, passa a integrar, como vogal, a Comissão Instaladora da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Acabaria por chegar a professor catedrático nesse estabelecimento de ensino.
  • Chega à política em 1979, a convite de Francisco Sá Carneiro. Um ano mais tarde, toma posse como ministro das Finanças do VI Governo Constitucional. Em Fevereiro de 1981 é eleito, pela Assembleia da República, presidente do Conselho Nacional do Plano (órgão que antecedeu o Conselho Económico e Social). Após a demissão de Carlos Alberto da Mota Pinto em 1985, acaba, surpreendentemente , por se eleito para presidente do partido. Nas eleições legislativas desse ano, o PSD obteve o melhor resultado de sempre (29,8% dos votos) dando início a um governo minoritário.
  • Foi primeiro-ministro de Portugal de 6 de Novembro de 1985 a 28 de Outubro de 1995, tendo sido a pessoa que mais tempo esteve na liderança do governo do país desde o 25 de Abril. Cavaco Silva leva a cabo reformas estruturais da administração e na direcção económica do país. Nesses anos foram feitas reformas fiscais, que introduziram o IRS e o IRC, privatizaram-se empresas públicas, reformaram-se as leis laborais e agrárias e liberalizou-se a comunicação social, de que resultou a abertura da televisão à iniciativa privada e mais liberdade de informação. Foi também nesta altura que Portugal aderiu à Comunidade Económica Europeia (futura União Europeia).
  • Desde 2006, torna-se presidente da Republica Portuguesa, o que marca pela primeira vez, em democracia portuguesa, a eleição de um presidente oriundo do centro-direita. Foi reeleito nas eleições presidenciais de 23 de Janeiro de 2011.

Cavaco Silva é o político portugues mais relevante? Como classificam o seu trabalho como presidente da Republica?

Se gostas do Um Mar de Recordações, então ajuda a fazê-lo crescer em:

     

 

55 comentários

Comentar post