"Os Grandes Portugueses" (7) - Amália Rodrigues
Nome: AMÁLIA da Piedade Rebordão RODRIGUES
Data e Local de nascimento: Lisboa, 23 de Julho de 1920
Data e Local da sua morte: Lisboa, 6 de Outubro de 1999
Profissão que se notabilizou: Fadista
Feitos importantes:
- A sua faceta de cantora cedo se revela, começa a cantar para o avô e os vizinhos, que lhe pediam, cantarolava tangos de Carlos Gardel e canções populares que ouvia e lhe pediam para cantar.
- O ensaiador da Marcha Popular de Alcântara alicia Amália a inscrever-se numa prova de descoberta de talentos, chamada Concurso da Primavera, em que se disputava o título de Rainha do Fado. Amália acabaria por não participar, pois todas as outras concorrentes se recusavam a competir com ela.
- Em 1940, estreia-se no teatro de revista, como atracção da peça Ora Vai Tu, no Teatro Maria Vitória. Quatro anos depois, consegue um papel proeminente, ao lado de Hermínia Silva, na opereta Rosa Cantadeira, onde interpreta o Fado do Ciúme, de Frederico Valério. Poucos anos mais tarde, em 1947, estreia-se no cinema com o filme Capas Negras, o filme mais visto em Portugal até então, ficando 22 semanas em exibição.
- Marcante na contribuição da história do Fado, uma das grandes novidades que introduziu foi cantar poemas de grandes autores portugueses consagrados, depois de musicados. Amália dá um novo folgo ao Fado. Em 1997 é editado o álbum Segredo com gravações inéditas realizadas entre 1965 e 1975. É ainda publicado o livro (Versos) com os seus poemas. No ano seguinte, é-lhe feita uma homenagem nacional na Expo 98.
- Tornou-se conhecida mundialmente como a ‘Rainha do Fado’ sendo considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras da cultura portuguesa no mundo. Encontra-se sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres. Amália Rodrigues representou o país em todo o mundo, de Lisboa ao Rio de Janeiro, de Nova Iorque a Roma, de Tóquio à União Soviética, do México a Londres, de Madrid a Paris.

O 'Um Mar de Recordações' agora tem uma conta no Twitter, portanto o pessoal que anda por lá, faça o favor de adicionar aqui. Entretanto, continua a ajudar a fazer o blogue crescer em: